Vinha e Vinhos

 

Aqueles que pensam que Vinhais é apenas uma terra de castanhas e a capital do fumeiro, está completamente enganado.
Outrora todo o vale do rio Tuela e desde a vila de Vinhais e até ao concelho de Mirandela, tudo eram vinhas e não raros foram os senhores mais abastados do norte do concelho ou da Galiza, que para garantir a existência de vinho de qualidade para todo o ano, vinham à terra quente de Vinhais comprar grandes quantidades e nas margens do rio Tuela construíram adegas, algumas delas ainda hoje existem, para aí guardarem o vinho que adquiriam e que depois, pelo ano fora, transportavam, serra acima, em carros de bois e até aos locais de destino.
É assim que o nome “Vinhais” tem origem em "vinhas". Vinhais era uma terra de vinhos e tal como o resto, as vinhas foram desaparecendo, mas o clima, o solo e tudo o resto inerente, aí prevaleceu, intato e até aos dias de hoje.
E como o sonho comanda sempre a vida, recentemente, uma crença inabalável, conduziu-nos novamente para o destino que muitos homens da terra e durante muito tempo, naquelas encostas, deixaram suor e lágrimas.
Têm sido anos de sacrifício, de muito trabalho e também de algumas lágrimas.  Lágrimas de alegria, de orgulho e de sentido de dever cumprido: a jura que um dia fizera "que estas encostas ainda hão-de produzir vinho de qualidade", cumpriu-se. Simplesmente cumpriu-se…
Vinho de excelência, das melhores castas nacionais e de algumas estrangeiras. Vinhos graduados, perfumados, potentes. E como diriam os mais valentes e antigos homens de Vinhais,” vinho que rebenta uma fraga”.
É assim que os vinhos da Quinta do Escairo já estão no mercado e fazem sucesso.
Vinhos destinados a consumidores exigentes e esclarecidos, que preferem a qualidade das pequenas colheitas à massificação  e industrialização das grandes adegas e marcas.
A fertilização das nossas vinhas é feita com o estrume das cabras e das ovelhas, a poda e a vindima são manuais e privilegia-se o corte das ervas aos herbicidas.
Desde o momento da colheita até ao depósito em garrafa, tudo é feito com muito cuidado, com o cuidado que só dispensamos aos objetos ou às pessoas que muito amamos.


Cada uva é única e cada garrafa é singular. Produzir uvas ou fazer vinho é uma arte.
As duas em conjunto é mais que uma paixão. É uma eterna filosofia de vida.
Convidamo-lo a visitar as vinhas, a passear pelos socalcos, a cheirar e a respirar o aroma do campo. Quanto ao demais, descubra o paladar dos vinhos que mais aprecia. Sem pressa, com requinte e muito prazer. Sentado na companhia de um naco de presunto, ou em casa se adquirido para momentos especiais

Faça a sua encomenda ou contacte-nos

Tinto - Reserva 2012 

Encorpado, volumoso e rico em complexidade aromática, mas muito harmonioso, é o vinho ideal para acompanhar uma requintada refeição, tanto de carne como de peixe.

 

 14% Vol.

 

 

Tinto - Colheita Selecionada  

Esta "colheita selecionada" consubstancia num vinho equilibrado e pode ser servido em todos os momentos. É um vinho a experimentar.

 

14% Vol.

 

Syrah Reserva 2012  

Considerado um vinho para todos os momentos, deve ser servido a uma temperatura de 16°a 18°C, aconselhando --se a abertura da garrafa, pelo menos, 20 minutos antes de ser servido, a fim de respirar. Acompanha todos os pratos, nomeadamente carnes vermelhas e caça.

14% Vol.

 

Tinto - Colheita Selecionada 

É um vinho "colheita selecionada", com as mesmas caraterística, apenas é apresentado em garrafa de 0,37 cl.

 

 14% Vol.

 

 

Cabernet Sauvignon 2012

É um vinho muito concentrado,

mas bem equilibrado na boca.

D e v e  s e r  s e r v i d o à

temperatura de 14°C.

Acompanha bem pratos de

carnes vermelhas, mas é o

vinho ideal para sobremesas e

queijos.

 

Chardonnay 2013

Os seus invejáveis 14%, reforçam-lhe o estatuto de grande vinho, apenas digno dos mais exigentes e experimentados. De final longo, deve servir-se fresco, entre 5° a 7°C, mas não gelado. Aprecie com peixe gordo, carnes leves, queijos e compotas.

 

 14% Vol.

 

 

Rosé

Os seus invejáveis 14%, reforçam-lhe o estatuto de grande vinho, apenas digno dos mais exigentes e experimentados. De final longo, deve servir-se fresco, entre 5° a 7°C, mas não gelado. Aprecie com peixe gordo, carnes leves, queijos e compotas.

 

 14% Vol.

 

 

Pack de 2 garrafas

 

 

Pack Artístico

Trás-os-montes | Portugal

 

Pack Gourmet

 

 

Os Vinhos

Pack de 1 garrafa

 

 

Bag in Box

Utilizado no dia-a-dia pode ser uma boa opção para quem precisa de grandes quantidades. Embora seja um vinho de qualidade, é vendido a preços mais acessíveis, em embalagens de 5 ou 10 litros. Disponível para vinho tinto e branco. 

 

Pack de 6 garrafas

 

 

email:  quintadoescairo@gmail.com | Telefone: +351 273 094 870 | Telemóvel: +351 933 449 534

 

  Quinta do Escairo ©