Vinha e Vinhos
Aqueles que pensam que Vinhais é apenas uma terra de castanhas e a capital do fumeiro, está completamente enganado.
Outrora todo o vale do rio Tuela e desde a vila de Vinhais e até ao concelho de Mirandela, tudo eram vinhas e não raros foram os senhores mais abastados do norte do concelho ou da Galiza, que para garantir a existência de vinho de qualidade para todo o ano, vinham à terra quente de Vinhais comprar grandes quantidades e nas margens do rio Tuela construíram adegas, algumas delas ainda hoje existem, para aí guardarem o vinho que adquiriam e que depois, pelo ano fora, transportavam, serra acima, em carros de bois e até aos locais de destino.
É assim que o nome “Vinhais” tem origem em "vinhas". Vinhais era uma terra de vinhos e tal como o resto, as vinhas foram desaparecendo, mas o clima, o solo e tudo o resto inerente, aí prevaleceu, intato e até aos dias de hoje.
E como o sonho comanda sempre a vida, recentemente, uma crença inabalável, conduziu-nos novamente para o destino que muitos homens da terra e durante muito tempo, naquelas encostas, deixaram suor e lágrimas.
Têm sido anos de sacrifício, de muito trabalho e também de algumas lágrimas. Lágrimas de alegria, de orgulho e de sentido de dever cumprido: a jura que um dia fizera "que estas encostas ainda hão-de produzir vinho de qualidade", cumpriu-se. Simplesmente cumpriu-se…
Vinho de excelência, das melhores castas nacionais e de algumas estrangeiras. Vinhos graduados, perfumados, potentes. E como diriam os mais valentes e antigos homens de Vinhais,” vinho que rebenta uma fraga”.
É assim que os vinhos da Quinta do Escairo já estão no mercado e fazem sucesso.
Vinhos destinados a consumidores exigentes e esclarecidos, que preferem a qualidade das pequenas colheitas à massificação e industrialização das grandes adegas e marcas.
A fertilização das nossas vinhas é feita com o estrume das cabras e das ovelhas, a poda e a vindima são manuais e privilegia-se o corte das ervas aos herbicidas.
Desde o momento da colheita até ao depósito em garrafa, tudo é feito com muito cuidado, com o cuidado que só dispensamos aos objetos ou às pessoas que muito amamos.
Cada uva é única e cada garrafa é singular. Produzir uvas ou fazer vinho é uma arte.
As duas em conjunto é mais que uma paixão. É uma eterna filosofia de vida.
Convidamo-lo a visitar as vinhas, a passear pelos socalcos, a cheirar e a respirar o aroma do campo. Quanto ao demais, descubra o paladar dos vinhos que mais aprecia. Sem pressa, com requinte e muito prazer. Sentado na companhia de um naco de presunto, ou em casa se adquirido para momentos especiais
Faça a sua encomenda ou contacte-nos







Tinto - Reserva 2012
Encorpado, volumoso e rico em complexidade aromática, mas muito harmonioso, é o vinho ideal para acompanhar uma requintada refeição, tanto de carne como de peixe.
14% Vol.
Tinto - Colheita Selecionada
Esta "colheita selecionada" consubstancia num vinho equilibrado e pode ser servido em todos os momentos. É um vinho a experimentar.
14% Vol.
Syrah Reserva 2012
Considerado um vinho para todos os momentos, deve ser servido a uma temperatura de 16°a 18°C, aconselhando --se a abertura da garrafa, pelo menos, 20 minutos antes de ser servido, a fim de respirar. Acompanha todos os pratos, nomeadamente carnes vermelhas e caça.
14% Vol.
Tinto - Colheita Selecionada
É um vinho "colheita selecionada", com as mesmas caraterística, apenas é apresentado em garrafa de 0,37 cl.
14% Vol.
Cabernet Sauvignon 2012
É um vinho muito concentrado,
mas bem equilibrado na boca.
D e v e s e r s e r v i d o à
temperatura de 14°C.
Acompanha bem pratos de
carnes vermelhas, mas é o
vinho ideal para sobremesas e
queijos.
Chardonnay 2013
Os seus invejáveis 14%, reforçam-lhe o estatuto de grande vinho, apenas digno dos mais exigentes e experimentados. De final longo, deve servir-se fresco, entre 5° a 7°C, mas não gelado. Aprecie com peixe gordo, carnes leves, queijos e compotas.
14% Vol.
Rosé
Os seus invejáveis 14%, reforçam-lhe o estatuto de grande vinho, apenas digno dos mais exigentes e experimentados. De final longo, deve servir-se fresco, entre 5° a 7°C, mas não gelado. Aprecie com peixe gordo, carnes leves, queijos e compotas.
14% Vol.




Pack de 2 garrafas
Pack Artístico
Trás-os-montes | Portugal
Pack Gourmet
Os Vinhos

Pack de 1 garrafa

Bag in Box
Utilizado no dia-a-dia pode ser uma boa opção para quem precisa de grandes quantidades. Embora seja um vinho de qualidade, é vendido a preços mais acessíveis, em embalagens de 5 ou 10 litros. Disponível para vinho tinto e branco.
Pack de 6 garrafas








